Meditações Ativas nas Casas
Meditações ativas associam atividades físicas e expressão à meditação. Você dança, pula, chacoalha e manifesta um movimento profundo que surge do mais íntimo do seu ser.
Baseados nos conceitos de muitos mestres, como Rolando Toro (Biodanza), Osho (Meditações Ativas), Gurdjieff (Quarto Caminho) e Kundalini Iôga, nos inspiramos nas origens primitivas da dança e dos movimentos corporais e aplicamos algumas dessas propostas ao jogo.
A ideia é quando o primeiro jogador chegar em uma determinada Casa, para-se o jogo para que todos os Caminhantes pratiquem uma Meditação Ativa como as sugeridas abaixo.
É uma nova Gharana para jogar o Maha Lila, empurrando o centro da consciência do cérebro para o centro do coração, eliminando as supressões a fim de tornar-se mais leve.
“Se você não se expressar através do corpo, você apenas irá verbalizar e continuará verbalizando, e não haverá transformação nem mudança.” – Osho, The Psychology of the Esoteric, Talk #4
Qualquer que seja o seu mantra, pratique com música, o elixir da alma, a ferramenta primordial nas práticas de relaxamento e autoconhecimento.
Algumas sugestões de danças:
- Na Casa 10 (Purificação – Shuddhi)
“Meditação para limpeza de Karma” da Kundalini Iôga.
=> Bir Kaur
=> Aykanna
- Na Casa 51 (Mãe Terra – Prithvi)
“Meditação da flor” – Danças Circulares. Coreografia de Nanni Kloke
=> SESC Piracicaba – postado por Gislene Trevizano
=> Ana Maria Flores
- Na Casa 18 (Alegria – Harsha-Loka) sugerimos escolher uma música bem alegre e descontraída para celebrar a Vida.
A seguir: Descrição da Estações e Casas