Meditações Ativas

Meditações Ativas nas Casas

Meditações ativas associam atividades físicas e expressão à meditação. Você dança, pula, chacoalha e manifesta um movimento profundo que surge do mais íntimo do seu ser.

Baseados nos conceitos de muitos mestres, como Rolando Toro (Biodanza), Osho (Meditações Ativas), Gurdjieff (Quarto Caminho) e Kundalini Iôga, nos inspiramos nas origens primitivas da dança e dos movimentos corporais e aplicamos algumas dessas propostas ao jogo.

A ideia é quando o primeiro jogador chegar em uma determinada Casa, para-se o jogo para que todos os Caminhantes pratiquem uma Meditação Ativa como as sugeridas abaixo.

É uma nova Gharana para jogar o Maha Lila, empurrando o centro da consciência do cérebro para o centro do coração, eliminando as supressões a fim de tornar-se mais leve.

“Se você não se expressar através do corpo, você apenas irá verbalizar e continuará verbalizando, e não haverá transformação nem mudança.” – Osho, The Psychology of the Esoteric, Talk #4

Qualquer que seja o seu mantra, pratique com música, o elixir da alma, a ferramenta primordial nas práticas de relaxamento e autoconhecimento.

Algumas sugestões de danças:

  • Na Casa 10 (Purificação – Shuddhi)
    “Meditação para limpeza de Karma” da Kundalini Iôga.
    => Bir Kaur

    => Aykanna
  •  

  • Na Casa 51 (Mãe Terra – Prithvi)
    “Meditação da flor” – Danças Circulares. Coreografia de Nanni Kloke
    => SESC Piracicaba – postado por Gislene Trevizano

    => Ana Maria Flores
  •  

  • Na Casa 18 (Alegria – Harsha-Loka) sugerimos escolher uma música bem alegre e descontraída para celebrar a Vida.

 
A seguir: Descrição da Estações e Casas