Regras do Jogo

Existem variações nas regras como muitos jogam o Maha Lila. O que se apresenta a seguir é uma adaptação sobre o proposto por vários autores e professores que têm tratado desse jogo:

1) Cada Caminhante Lila fará seu próprio jogo, independente dos outros. Não se joga contra ninguém, apenas se constrói o próprio caminho, percorrendo o tabuleiro.

2) No tabuleiro, cada jogador será representado por um pequeno objeto de sua escolha (anel, pedra, moeda, etc.).

3) Cada movimento de um objeto no tabuleiro se dá pelo lance de um dado cúbico (numerado de 1 a 6), caminhando-se pela ordem crescente das casas. Alternativamente pode-se sortear uma das 72 fichas para indicar o próximo movimento como sugerido adiante.

Casa 684) Antes de iniciar o jogo, todos os jogadores colocam seu objeto na Casa 68 (Consciência Cósmica) e aguardam a vez de lançar o dado. Colocados os objetos, é feita a leitura para reflexão do texto descritivo dessa casa.

5) Existem duas maneiras de se iniciar o jogo: a) o jogador que tiver o maior número na primeira rodada do dado irá iniciar o jogo; ou b) cada jogador só entrará o jogo após tirar o número seis no dado, seguindo para a casa 6 (Delusão).

6) Para iniciar, cada jogador joga o dado que determina a casa para qual irá se mover, mas antes passa obrigatoriamente pela Casa 1 (Gênesis), lê e reflete sobre o seu conteúdo.

dados7) Caso tire um seis durante o jogo, o jogador move seu objeto seis casas adiante e joga o dado novamente.

8) Ao completar o movimento, o jogador deve ler e refletir sobre a carta da casa que alcançou. Na sequência, passa-se o dado para o jogador à esquerda.

9) Ao cair numa casa onde tenha a cabeça de uma serpente, depois de ler e refletir sobre seu significado, o objeto do jogador retrocede para a casa onde está a ponta da cauda da serpente e volta a ler e refletir sobre esta casa.

10) Ao cair numa casa onde tenha a base de uma flecha, depois de ler e refletir sobre seu significado, o objeto do jogador avança para a casa onde está a ponta da flecha e também lê e reflete sobre a nova casa.

11) O objetivo maior para cada jogador é alcançar a Casa 68 (Consciência Cósmica). Chegando a ela, volta a refletir sobre seu significado.

12) Ao chegar à Casa 68, o jogador estará na mesma posição que estava antes de iniciar o jogo e poderá optar por repousar nessa casa ou voltar ao jogo na rodada seguinte do dado.

13) Se passar da Casa 68, o jogador continua jogando normalmente para tentar atingir a casa 72 (Inércia) e, assim, ser levado pela serpente para a Casa 50 (Mãe Terra). Caso tire um número maior que o necessário para chegar à Casa 72, o jogador anda apenas uma Casa, ou seja, terá que jogar ao menos mais quatro vezes até voltar para a Casa da Mãe Terra.

Usando as 72 Fichas

A Gharana Maha Lila Taokopelli oferece a alternativa do uso de 72 Fichas descritivas de cada casa do tabuleiro, que podem ser usadas da seguinte forma:

  1. Para substituir o uso do dado – em vez de jogar o dado para decidir o próximo passo, o Caminhante sorteia uma ficha e pula para a casa indicada. Isso acelera bastante a dinâmica do jogo.
  2. Para quebrar ciclos viciosos – às vezes o jogador fica preso a um pequeno grupo de casas, então ele pode sortear uma ficha e segue para a casa indicada, lembrando que toda mudança pode ser para melhor ou para pior.
  3. Como uma dica do Maha Lila no final de cada partida – cada Caminhante sorteia uma ficha no final do jogo, a qual indicará uma mensagem para meditar.
  4. Como oráculo – o jogador sorteia uma ficha cada dia, para trabalhar e meditar sobre o conteúdo da casa indicada.

Voltar para o inicio das Regras do Jogo

1888888 9 1

A seguir:      Metidações Ativas nas Casas